Lucas do Rio Verde começou a receber a nova vacina Covid-19 monovalente XBB e inicia a aplicação nesta terça-feira (18), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Com a introdução do novo imunizante, o esquema vacinal passou por alteração.
Neste momento, a vacina é voltada apenas para pessoas do grupo prioritário, que é composto por crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, pessoas a partir de 5 anos com comorbidades, pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema de privação de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua.
"A novidade é que será um tipo de imunizante para todas as faixas etárias elegíveis ao recebimento da dose. A principal função da vacina é prevenir casos graves (internações) e óbitos, e a nova dose é necessária devido as variantes que o vírus produz. Pedimos a população que não esperem aumento dos casos de Covid-19 para então procurar tomar a vacina, pois o imunizante demora em torno de 15 dias para fazer efeito”, explica a supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.
A vacina da fabricante Moderna protege contra a Covid-19 e é monovalente porque protege contra uma variante, a XBB 1.5.
Ela protege contra quais variantes da Covid-19?
Protege contra a variante XBB 1.5, que faz parte das variantes atualmente circulantes do SARS-CoV-2.
De quanto em quanto tempo será preciso se vacinar?
É importante considerar o grupo ao qual a pessoa faz parte. Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos têm indicação de duas doses da vacina Covid-19 monovalente-XBB, com intervalo de seis meses entre elas; para os demais do público prioritário o intervalo é anual.
Preciso ter tomado outras doses da vacina contra Covid-19?
A recomendação de uso da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), fabricante Moderna, nos grupos prioritários não está condicionada à existência de esquemas prévios de vacinação contra a Covid-19 cepas originais. Qualquer pessoa do grupo prioritário está apta a receber a vacina Covid-19 Monovalente (XBB), independente de ter tomado uma ou cinco doses prévias.
Quando vai começar a vacinação contra Covid-19 monovalente?
A vacinação já está disponível.
Onde a vacina está disponível?
A vacina está disponível em todas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
Quais documentos preciso levar?
É preciso levar carteirinha de vacinação, documento com foto e, se possível, o Cartão SUS. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis com mais de 18 anos de idade.
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Chuva