Terça, 18 de Janeiro de 2022
65 99680-8810
Cidades Descarte incorreto

Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo

02/12/2021 12h18
Por: Redação Fonte: Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
Reprodução
Reprodução

 

O alerta sobre o descarte correto de materiais nos contentores da coleta seletiva de Lucas do Rio Verde é feito rotineiramente pelo Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – e pela Prefeitura, mas, ainda assim, as lixeiras foram novamente encontradas com entulhos de construção. 

Desta vez, o contentor azul, que seria para receber o lixo reciclável, foi carregado com pedaços de concreto (veja a foto acima). O endereço onde as equipes da coleta encontraram o bem público nestas condições foi na Avenida Goiás, na região central da cidade. 

O Saae alerta sobre o mal uso das lixeiras e informa que a população pode denunciar ações como essa pelos telefones (65) 3549-7700 ou (65) 99339-1836. 

Entenda como é feito o descarte do lixo na cidade 

O lixo comum residencial, sendo este o orgânico e o reciclável, é coletado diariamente pelos caminhões da coleta seletiva. Para cada dia da semana o caminhão passa nos bairros e faz a recolha do lixo de um tipo de contentor, o laranja (lixo orgânico) ou azul (reciclado). 

Todos os caminhões, independente do dia da semana, têm um destino final: o Ecoponto. Nesse local, todo o lixo residencial da cidade é separado. Lá dentro, o material úmido é levado para uma rampa de transbordo, despejado em uma caçamba para seguir ao aterro. 

Os materiais do contentor azul são levados para o galpão do Ecoponto, onde passam por separação pelos cooperados da associação atuante. Nesta etapa, eles deixam de ser apenas lixo e se tornam dinheiro para os trabalhadores.

Ou seja, quando materiais – como restos de construção – são jogados indevidamente, toda a logística de trabalho daquele caminhão que realiza a rota é afetada. 

“Quando isso acontece, a coleta não é feita porque pode quebrar o contêiner, além do que não podemos misturar esse tipo de material. Isso é entulho e o Saae não recolhe esse material”, explica o coordenador de resíduos do Ecoponto, Jailton Marques. 

Descarte correto de outros materiais

Para que a população consiga descartar outros materiais, além do lixo comum domiciliar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conta com o cronograma de Limpeza Urbana, que contempla todos os bairros da cidade, em dias da semana diferentes.

As equipes recolhem nesta ação massa verde em pequena quantidade, corte de grama armazenado em sacos e móveis velhos. A secretaria orienta que os moradores devem se atentar às datas do cronograma, pois o caminhão passa em pontos distintos de cada bairro uma vez na semana.

Galhos e podas de árvores, materiais restritos, como pneus, restos de construção e entulhos são de responsabilidade do morador, que deve dar a destinação final adequada, na Central Verde, localizada no quilômetro 7 da rodovia MT-449, aos fundos da Fundação Rio Verde.
Além do cronograma de limpeza urbana realizado durante todo o ano, a prefeitura promove também o mutirão, atuando nos bairros da cidade, com cronograma específico para coleta de materiais. 

ATENÇÃO: Materiais de grande volume, como demolição, grandes obras e podas e cortes grandes não fazem parte do mutirão e nem do cronograma, sendo de responsabilidade do morador dar a destinação final a estes resíduos. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3549-8354 / 3549-7189 / 3549-7186 / 3549-7185 / 3549-7177.

Novos contentores

Contentores diferentes dos modelos já conhecidos pelos luverdenses ganharam as ruas da cidade na última semana. O Saae fez a troca de algumas das lixeiras, principalmente as que sofreram algum tipo de vandalismo, situação de alerta em relação ao uso dos contentores. De acordo com o Saae, foram adquiridos 370 novas unidades para o município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde - MT

Lucas do Rio Verde - Mato Grosso

Sobre o município
Lucas do Rio Verde é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Pertence a microrregião de Alto Teles Pires e mesorregião do Norte Mato-grossense, distante 334 km a norte de Cuiabá, capital estadual.
Lucas do Rio Verde - MT
Atualizado às 22h58 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 31°

29° Sensação
4.9 km/h Vento
79.7% Umidade do ar
90% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio