Sábado, 04 de Dezembro de 2021
65 99680-8810
Tecnologia caíram?

Por que o WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?

De acordo com especialistas do Olhar Digital, a possível causa para a queda dos servidores DNS do Facebook pode ter uma série de fatores

04/10/2021 17h57
Por: Redação Fonte: Kaique Lima / OLHA DIGITAL
olhar digital / Reprodução
olhar digital / Reprodução

De acordo com especialistas do Olhar Digital, a possível causa para a queda dos servidores DNS do Facebook pode ter uma série de fatores. A empresa ainda não se pronunciou publicamente sobre o que está acontecendo, porém, as possibilidades são problemas de hardware, software ou infraestrutura.

Isso quer dizer que é possível que os servidores do Facebook, em si, podem não ter caído ou sequer estarem com algum problema. Contudo, sem que o DNS esteja funcionando de maneira adequada, o navegador fica sem saber como acessar os sites, o que impede que a página seja mostrada.

Segundo o diretor de análise de Internet da consultoria Ketik, Doug Madory, por volta das 12h40, no horário de Brasília, um funcionário do Facebook fez uma atualização dos registros BGP da empresa.

O BGP, ou Border Gateway Protocol, é usado pelos provedores de serviços de internet para compartilharem informações sobre quais são os provedores responsáveis pelo tráfego que é direcionado para cada grupo específico de endereços na web.

De acordo com Madory, ao atualizar esses registros, é como se o Facebook tivesse retirado do ar o mapa que permite que computadores, smartphones e quaisquer outros dispositivos que acessem Facebook, WhatsApp ou Instagram pudessem encontrá-los.

É por isso, por exemplo, que quando digitamos o endereço Facebook.com, Instagram.com ou web.whatsapp.com, nosso navegador não consegue encontrar nenhum desses endereços e nos retorna com uma página de erro.

Porém, a coisa toda pode ser ainda mais complexa, já que ferramentas de comunicação interna do Facebook, como é o caso do Workplace, também não estão funcionando. Ou seja, os funcionários não têm como se comunicar entre si para tentar dar uma resolução ao problema.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.