Domingo, 05 de Dezembro de 2021
65 99680-8810
Cidades CONSCIENTIZAÇÃO

Secretaria intensifica atuação sobre transporte correto de carga à granel

“Esse material e podemos citar aqui poda de árvores, cavaco, serragem entre outros, ao ser transportado sem a devida proteção pode acabar caindo em vias públicas durante o movimento do veículo.

24/09/2021 08h09
Por: Redação Fonte: Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor da Foto: Assessoria
Autor da Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano intensificou esta semana os trabalhos de abordagem e orientação sobre a importância do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em relação ao uso adequado e correto das vias públicas, principalmente no que diz respeito ao transporte de carga à granel. A atividade integra o cronograma de ações da Semana Nacional de Trânsito celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro.

De acordo com o código, transportar carga sem a devida proteção da carroceria, é classificado como infração gravíssima e pode render ao condutor uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda ter o veículo retido. O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Benhur Carvalho, explica que apesar de ser bastante comum visualizar esse tipo de comportamento nas vias públicas, a prática é bastante arriscada e perigosa para coletividade.

“Esse material e podemos citar aqui poda de árvores, cavaco, serragem entre outros, ao ser transportado sem a devida proteção pode acabar caindo em vias públicas durante o movimento do veículo. Esse objeto pode provocar desde um acidente leve até uma ocorrência grave, se porventura vier a atingir um motociclista, ciclista ou pedestre. Um material arremessado com velocidade pode romper o para-brisa e atingir o motorista que estiver trafegando atrás desse”, explicou.

Carvalho acrescentou ainda que esta semana, as ações de abordagem consistem em uma ação educativa para o trânsito e portanto nenhuma multa será aplicada, mas pede a colaboração da população no cumprimento das regras e leis de trânsito. “Cumprir o código é promover o respeito e a segurança coletiva dos usuários das vias públicas”, disse ele.

Todo veículo que transporta areia, pedras, tijolos, entulhos, garrafas, pó de serra ou qualquer outro material, somente deverá transitar em ruas, avenidas, estradas, rodovias e afins se estiver com a carroceria coberta por lona ou algum material similar.

A pasta informou ainda que outras ações no mesmo sentido são executadas em toda a cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre estacionar veículos em vagas correspondentes, usar os dispositivos de segurança durante o uso dos carros e motos, bem como no respeito às sinalizações de trânsito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sinop - MT

Sinop - Mato Grosso

Sobre o município
Sinop é um município brasileiro do estado do Mato Grosso, na Região Centro-Oeste do Brasil. Sua população em 2020 é estimada em mais de 146 mil habitantes
Lucas do Rio Verde - MT
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

32° Sensação
7.5 km/h Vento
85.4% Umidade do ar
90% (19mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio